Mensagens

Mensagem do Provedor

Mensagem do Provedor

António Silva Rebelo

Caros Amigos,

 

Mais um ano que termina. Foi um ano difícil, em que o clima de medo e angústia teimou em fazer valer as suas marcas. Graças a Deus que não foi assim, embora todos tenhamos sentido os efeitos perversos dessa pressão.

Apesar de todo o investimento em medidas de prevenção e do esforço de todos para impedir a entrada do vírus na nossa Instituição, logo nos primeiros dias do ano fomos surpreendidos com os primeiros casos; uma tragédia que perdurou por alguns meses, mas que, em virtude do empenho de todos, acabou por não ser tão fatal como se anunciava. Valeram a boa compreensão e colaboração de familiares e utentes, o empenho e sacrifício de todos os colaboradores e a boa gestão da situação em estreita e produtiva articulação com o ISS, o ACES, a Saúde Pública, a Proteção Civil e as Autarquias.

 

É certo que quem viveu de forma mais intensa toda esta situação de imprevisibilidade foram os utentes, os familiares e, de forma ainda mais acentuada, os colaboradores. Note-se que foram estes últimos, aqueles que viveram mais intensamente os factos, tanto dentro como fora da Instituição. Todos somos pessoas envolvidas na sociedade e, apesar de reconhecermos a importância dos afetos e das relações, foi feito um esforço suplementar na gestão desses contactos. É certo que, sentimentos de incompreensão e até de alguma revolta nos quiseram assaltar; de forma particular nos momentos em que fomos acusados de excesso de zelo, uma vez que “também poderíamos ser nós a trazer o vírus”. Tais expressões, é lógico que nos fizeram pensar se não estaria em causa uma certa ingratidão perante quem tudo dá no serviço aos outros e que, para além disso, tem ainda a responsabilidade de colaborar na gestão ou, simplesmente, gerir a sua família, com todas as cautelas e riscos que isso implica. Felizmente que tudo foi ultrapassado com o bom empenho e colaboração de todos.

 

Perante as vivências marcantes desta situação perfeitamente atípica, a Mesa Administrativa neste final de ano, faz questão de, a todos, deixar uma palavra de agradecimento e os votos de esperança para o novo ano que aí vem. O nosso sincero “Muito Obrigado”, continuação de Boas Festas e que este Ano Novo a todos traga mais esperança e mais VIDA!

 

Pel’ A Mesa Administrativa   

 

António Rebelo

(Provedor)